ENCAIXES PARA PRÓTESES DE MEMBRO INFERIOR - PARTE 2

ENCAIXES PARA AMPUTAÇÕES ABAIXO DO JOELHO

Tipos de encaixe:

Os três tipos de encaixes para próteses abaixo do joelho mais utilizados são: PTB, PTS, KBM.

PTB (Patella Tendon Bearing)

A descarga de peso é feita sobre o tendão patelar. O bordo proximal do encaixe termina a nível do centro do joelho. A suspensão da prótese é feita através de uma correia supracondiliana, que envolve a perna de forma circular pouco acima do joelho.
A desvantagem deste tipo de suspensão é o perigo de estrangulamento da região acima do joelho, o que pode inibir a circulação sanguínea.

KBM ( Kondylen Bettung Münster)

A descarga de peso é feita sobre o tendão patelar, como no encaixe tipo PTB. Os encaixes diferenciam-se na forma do bordo proximal. A patela encontra-se totalmente livre, e o bordo possui duas orelhas que envolvem os côndilos medial e lateral. O encaixe exerce pressão acima do côndilo medial, e a diminuição da medida médio-lateral garante uma boa suspensão da prótese, sem a necessidade de uma correia. Atualmente é a mais usada por proporcionar melhor resultado em todos os aspectos.



PTS ( Prótese Tibiale Supracondylienne)

A diferença é o envolvimento total da patela, isto é, o bordo ventral superior termina acima da patela, exercendo pressão sobre o quadríceps. Além da suspensão supracondiliana cria-se mais um ponto de fixação do encaixe entre o quadríceps e a musculatura de flexão.
Este sistema de encaixe é indicado para cotos extremamente curtos, mas tem desvantagens do aspecto cosmético. O bordo ventral superior fica extremamente saliente ao sentar-se, isto é, na posição fletida.

Comentários

Anônimo disse…
Me ajudou bastante nos meus estudos iniciais sobre protetização de reabilitandos. Mara
Unknown disse…
Excelente esclarecimentos
Muito show
Parabéns pelas dicas
Unknown disse…
Excelentes comentarios e orientações
Muito show
Parabéns pela iniciativa

Postagens mais visitadas deste blog

ENFAIXAMENTO DO COTO