ENCAIXES PARA PRÓTESES DE MEMBRO INFERIOR - PARTE 2
ENCAIXES PARA AMPUTAÇÕES ABAIXO DO JOELHO
Tipos de encaixe:
Os três tipos de encaixes para próteses abaixo do joelho mais utilizados são: PTB, PTS, KBM.
PTB (Patella Tendon Bearing)
A descarga de peso é feita sobre o tendão patelar. O bordo proximal do encaixe termina a nível do centro do joelho. A suspensão da prótese é feita através de uma correia supracondiliana, que envolve a perna de forma circular pouco acima do joelho.
A desvantagem deste tipo de suspensão é o perigo de estrangulamento da região acima do joelho, o que pode inibir a circulação sanguínea.
KBM ( Kondylen Bettung Münster)
A descarga de peso é feita sobre o tendão patelar, como no encaixe tipo PTB. Os encaixes diferenciam-se na forma do bordo proximal. A patela encontra-se totalmente livre, e o bordo possui duas orelhas que envolvem os côndilos medial e lateral. O encaixe exerce pressão acima do côndilo medial, e a diminuição da medida médio-lateral garante uma boa suspensão da prótese, sem a necessidade de uma correia. Atualmente é a mais usada por proporcionar melhor resultado em todos os aspectos.
PTS ( Prótese Tibiale Supracondylienne)
A diferença é o envolvimento total da patela, isto é, o bordo ventral superior termina acima da patela, exercendo pressão sobre o quadríceps. Além da suspensão supracondiliana cria-se mais um ponto de fixação do encaixe entre o quadríceps e a musculatura de flexão.
Este sistema de encaixe é indicado para cotos extremamente curtos, mas tem desvantagens do aspecto cosmético. O bordo ventral superior fica extremamente saliente ao sentar-se, isto é, na posição fletida.
Comentários
Muito show
Parabéns pelas dicas
Muito show
Parabéns pela iniciativa